quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Natal de 2000

Obrigado pela gentileza. Não estava aqui, esqueci de colocar os sapatos na janela (ou, melhor, dependurados debaixo do aquecedor d'água...). E, além disso, soube que o Noel ia chegar mais tarde porque tinha de passar pelo RGS para trocar os veados do trenó...

Sabem vocês, muito mais do que eu, dos ensinamentos do Roland Spicky (1960 - 1985) sobre os cuidados com as mensagens da Internet. É nisso, por exemplo, que o nosso Bill Gates anda trabalhando quanto a aceitação dos livros eletrônicos que virão por aí. Ele (nosso Bill), acha que vai chegar numa plataforma semelhante ao papel, onde se possa virar as páginas como quem deixa escorrê-las entre o indicador e o polegar. Mas o que ele propôs, mesmo, aos seus parceiros de hardware, é chegar num material e numa arquitetura capazes de secar pétalas de rosa do antigo namorado, rapidamente.
Spicky resumiu suas observações no decálogo que todos nós, com certeza, devemos considerar exemplares do ponto de vista da comunicação.
1. Quando alguém bate à porta, a coisa toda é curta e grossa: abre-se e cumprimenta-se o amigo (o familiar, o visitante esperado....). Quanto mais trancas a gente tiver que abrir para ficar feliz ou desvendar a surpresa, mais a gente se irrita.
2. Quando o telefone tocar, diga o seu nome ou o número. Assim, do outro lado, o interlocutor não perde tempo e você também não.
3. Quando a gente abre a janela, pela manhã, também é curto e grosso... A gente quer ver o tempo que está fazendo: um belo Sol ou uma bela chuva.
4. Quando a gente abre a janela, à noite, é curto e grosso, também... A gente quer sentir o frescor da brisa e ver o céu estrelado.
5. Abanar a mão p'rá quem tá partindo, no trem, no ônibus (até no avião): é curto e grosso.
6. O cão abana o rabo p'ro dono, independente do rabo do cão ser curto ou do dono ser grosso.
7. Quer mais que um olhar...?
8. Lembra quando a gente fazia conta de somar e diminuir com palitinhos? Demorava muito mais, não?
9. Lembre-se: acender a luz foi uma grande invenção. Apagar também. Só precisa de um interruptor para fazer as duas coisas...
10. Sabe que tem gente que não sabe p'rá que lado aperta o parafuso? Melhor do que os que não sabem p'rá que lado fecha a torneira.
Bill Gates está tentando recuperar alguns algorítmos que Spicky deixou gravado em cartões. Há dificuldades evidentes, como os estragos promovidos pelas traças. Tem um banco lá em MG que também está tentando recuperar os estragos da enchente nos caixas eletrônicos de agência mais moderna da região. Nada que não se possa remediar. Ainda estamos vivos.
Feliz 2K.
AC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário